16
- março
2021
Em cinemática, o pica-pau e a esfera

No Novo Ensino Médio, a turma do itinerário “Ciências da Natureza” continua seus estudos na Cinemática. 

Após discussões e experimentos anteriores, os estudantes utilizaram um brinquedo artesanal, o “pica-pau”, para tentar determinar se a descida da ave pela haste ocorreria com movimento uniforme. Os grupos formados planejaram a execução do experimento e conseguiram, com êxito, confirmar suas hipóteses iniciais, sendo convidados pelo professor Seiji a compartilhar seus resultados com a turma on-line.

Em seguida foram desafiados a determinar a aceleração de uma esfera ao longo de uma rampa. Após deliberarem sobre os parâmetros necessários para essa determinação, executaram o experimento obtendo valores diferentes na região inicial, central e final, o que confrontava a hipótese inicial de que o valor da aceleração não variaria. Analisando melhor a rampa, perceberam que a mesma formava um leve arco voltado para cima, o que corroborava os resultados obtidos.

Seguindo a linha do laboratório aberto, os estudantes vão consolidando as habilidades de observação, análise, discussão, interação, trabalho em equipe, tomada de decisões e fechamento de conclusões, essenciais para o trabalho científico.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.