A turma da 2ª série do Ensino Médio está às voltas com o estudo dos fenômenos de transferência de calor, mais particularmente a condução térmica. Para isso, os estudantes foram desafiados a estimar o tempo necessário para o derretimento completo de uma massa de gelo no interior de uma geladeira de isopor utilizada em laboratórios de pesquisa, a partir da lei de Fourier.
O estudo envolveu algumas etapas como a medida das áreas internas da geladeira e suas espessuras, a verificação da temperatura da massa de gelo e a temperatura ambiente. Além dos registros, discutiram a relação da densidade do isopor com o coeficiente de condutividade térmica. Após analisar todas as variáveis, fizeram os ajustes necessários e chegaram à estimativa do tempo de derretimento.
Foi uma boa oportunidade de transformar “exercícios de papel”, no qual todos os dados já estão postos, em uma atividade que permite a comparação entre os resultados teóricos obtidos com os experimentais, levando-se a uma análise que pode confirmar ou mostrar a necessidade de remodelagem do experimento, para uma boa interpretação do fenômeno estudado.