11
- março
2024
Escola limpa – aprendizados para a vida

Como seria uma escola se, ao chegar para as aulas, os estudantes encontrassem os espaços cheios de lixo do dia anterior? Isto parece bem estranho e até inimaginável, pois os estudantes são sempre recebidos com ambientes limpos e prontos para as aulas e atividades do dia.

Mas na última sexta-feira, dia 08, as turmas do 5º ano do EFAI ao Ensino Médio foram surpreendidas ao chegar para as aulas e encontrar as salas e carteiras recobertas de lixo (seco). Incrédulos, os alunos olhavam uns para os outros sem entender o que estava acontecendo… O que eles não sabiam é que os educadores e todos os profissionais da escola sabiam, pois planejaram essa situação com muito cuidado, jogando o lixo seco após a limpeza da sala no dia anterior. Iniciava aí a campanha “Escola Limpa”, um projeto que, acima de tudo, pretende promover a reflexão sobre o tema “lixo” e seus desdobramentos e estimular os bons hábitos e a cidadania.

A proposta era criar uma situação de impacto para os estudantes que os incomodasse, como de fato aconteceu. Os educadores já tinham reservado a primeira aula para discutir o tema e propor importantes reflexões. Afinal, o que estou fazendo com o lixo que eu produzo? Quem está por trás da limpeza? O que é feito com o lixo? Por que reciclar? Para onde vai o lixo orgânico e o reciclável?

A proposta teve uma sequência que incluiu, além das discussões, a produção de cartazes e textos. As colaboradoras do Asseio ganharam destaque em cartazes que mostravam seus rostos aos estudantes, como forma de estimular a empatia e o respeito com quem cuida da limpeza em cada andar. 

Este foi o início de uma iniciativa que visa estimular a conscientização e cidadania por meio de ações complementares em aula, como a produção de uma composteira e as visitas a espaços de reciclagem e aterros da Ecourbis e ao Museu do Lixo, no Parque Ecológico Guarapiranga, para onde serão irão grupos de alunos.


Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.