11
- março
2024
Escola limpa – aprendizados para a vida

Como seria uma escola se, ao chegar para as aulas, os estudantes encontrassem os espaços cheios de lixo do dia anterior? Isto parece bem estranho e até inimaginável, pois os estudantes são sempre recebidos com ambientes limpos e prontos para as aulas e atividades do dia.

Mas na última sexta-feira, dia 08, as turmas do 5º ano do EFAI ao Ensino Médio foram surpreendidas ao chegar para as aulas e encontrar as salas e carteiras recobertas de lixo (seco). Incrédulos, os alunos olhavam uns para os outros sem entender o que estava acontecendo… O que eles não sabiam é que os educadores e todos os profissionais da escola sabiam, pois planejaram essa situação com muito cuidado, jogando o lixo seco após a limpeza da sala no dia anterior. Iniciava aí a campanha “Escola Limpa”, um projeto que, acima de tudo, pretende promover a reflexão sobre o tema “lixo” e seus desdobramentos e estimular os bons hábitos e a cidadania.

A proposta era criar uma situação de impacto para os estudantes que os incomodasse, como de fato aconteceu. Os educadores já tinham reservado a primeira aula para discutir o tema e propor importantes reflexões. Afinal, o que estou fazendo com o lixo que eu produzo? Quem está por trás da limpeza? O que é feito com o lixo? Por que reciclar? Para onde vai o lixo orgânico e o reciclável?

A proposta teve uma sequência que incluiu, além das discussões, a produção de cartazes e textos. As colaboradoras do Asseio ganharam destaque em cartazes que mostravam seus rostos aos estudantes, como forma de estimular a empatia e o respeito com quem cuida da limpeza em cada andar. 

Este foi o início de uma iniciativa que visa estimular a conscientização e cidadania por meio de ações complementares em aula, como a produção de uma composteira e as visitas a espaços de reciclagem e aterros da Ecourbis e ao Museu do Lixo, no Parque Ecológico Guarapiranga, para onde serão irão grupos de alunos.


Deixe um comentário