Ensino Médio – Educador Seiji Fujji
O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas), estima-se em 45 mil o número de mortes anuais, causadas por sinistros de trânsito, e um custo econômico relativo a esses sinistros da ordem de R$ 50 bilhões de reais.
Estamos vivendo a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030”, declarada pela Organização Mundial de Saúde da ONU, com a meta explícita de reduzir mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% durante esse período. Esta resolução está em linha com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Objetivo 3, de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades, e o Objetivo 11, de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, dentre outros.
Quais as consequências sociais e econômicas dos sinistros de trânsito? Como ingerir bebida alcoólica antes de dirigir afeta o tempo de reação? Qual o impacto do uso do celular ao volante? Quais as consequências da falta do uso de cinto de segurança, sobretudo nos passageiros no banco traseiro de um carro? Como funciona um airbag? Como a redução dos limites de velocidade auxilia na redução dos sinistros?
Todas essas questões foram abordadas nas aulas de Física ao longo do bimestre com os alunos do Ensino Médio, que perceberam a gravidade da situação do trânsito em nosso país e, por meio de textos, vídeos, simulações, experimentos simples e cálculos, determinaram os tempos de reação, distâncias excessivas percorridas, acelerações submetidas aos corpos dos passageiros e as forças aplicadas nesses corpos.
Com o desenvolvimento dessas atividades, espera-se que os alunos sejam sensibilizados para a necessidade de comportamentos responsáveis no trânsito.