Educação Maker
Priscila Barroso
Cada vez mais inserida no contexto educacional, a cultura maker propõe desafios de criatividade e inovação aos estudantes, sempre alinhados à proposta de cada segmento. Neste sentido, o “fazer” ganha significado e importância diante do problema apresentado. Afinal, “como fazer?” e “o que fazer?” são perguntas a serem respondidas, como nos exemplos a seguir.
K3 – A importância da natureza
Os pequenos do Kindergarten 3 produziram lindos tucanos e usaram seus bracinhos como galhos a fim de demonstrar a importância das árvores para os animaizinhos.
Alunos do K3 também produziram um instrumento musical, com ajuda da professora, o cabuletê!
K4 Blocos de montar
Na última aula do K4, foi oferecido aos estudantes, uma ampla variedade de opções de construção com os blocos de montar. Desde veículo, edifício até personagens e cenários. Os pequenos usaram sua imaginação para criarem suas próprias construções. Desenvolvendo sua capacidade de planejamento e a criatividade.
K5 – Chegada da primavera
A chegada da nova estação inspirou os estudantes do Kindergarten 5 a preparar um autômato que marcasse o início da Primavera!
Estudantes do K5 também construíram um Soprobô, projeto realizado com materiais recicláveis, como DVD , tampinhas e palitos. Eles se divertiram muito com o jogo.
1º ano – Cultura maker e sustentabilidade
Estudantes do 1° ano aprenderam um pouco mais sobre o significado da palavra sustentabilidade ao seguir a proposta de construção de brinquedos utilizando material reciclado, como caixas de leite, tampinhas plásticas, sobras de pedaços de papel, cola e tesoura.
Eles produziram um jogo de dominó e uma frota de caminhões superestilosos.
2º ano
Máquina de desenho
Estudantes do 2° ano construíram uma máquina de desenhos utilizando motor DC (motor de corrente contínua) e pilhas. Eles amaram ver o funcionamento da engrenagem.
4ºs anos – Tear manual
Os alunos do 4° ano desenvolveram pulseiras com a técnica do tear manual, uma das dez principais invenções da Revolução Industrial.
5ºs anos – Mão robótica
Os estudantes construíram um protótipo de “mão robótica” utilizando papelão, barbante e canudos. Sua produção alcançou o objetivo de promover o movimento com os recursos utilizados.
6ºs anos – Novos ventos
Para a construção dos multiplicadores de ar (ventiladores), os estudantes utilizaram materiais simples, como papelão, cola, tesoura, pilhas e um motor DC. Os resultados foram muito bons.