Educador Seiji Fujji
9ºs anos EFAF
Como um conjunto composto de fio enrolado em torno de um parafuso ou um prego ligado numa bateria elétrica pode se transformar num ímã? Como fazer com que esse eletroímã atraia uma maior quantidade de clipes ou moedas? Quais parâmetros devem ser modificados? Quais conceitos físicos estão envolvidos nesse experimento?
Para além da simples montagem do eletroímã, os alunos dos 9ºs anos de Física, do Prof. Seiji, estudaram conceitos de eletromagnetismo, envolvendo a geração de um campo magnético em torno de um fio ou de espiras, a relação entre a movimentação de elétrons e os campos magnéticos, a regra da mão direita, o sentido do campo magnético entrando ou saindo de uma superfície e a relação destes com os polos de um ímã, entre outros, para explicar o funcionamento desse artefato.
Divididos em grupos, os estudantes realizaram o experimento, com variações no material dos parafusos ou pregos, no número de voltas do fio em torno destes e nas baterias utilizadas, obtendo diferentes resultados de atração nos clipes e moedas, que foram apresentados aos colegas e ao professor.