19
- julho
2021
“Menina bonita do laço de fita”

A história da escritora Ana Maria Machado foi a inspiração para a realização de diversas atividades com as crianças do Berçário MS, que desde cedo são estimuladas a vivenciar, de forma prática, os valores humanos, de um jeito que dialogue com o seu desenvolvimento cognitivo.

Aprendendo a conviver com o diferente

Diferentes formas de aparência, desde o cabelo até a cor de pele, muitas vezes são heranças de seus familiares. De forma lúdica, por meio do avental de história, as crianças aprenderam sobre semelhanças e diferenças étnicas e sociais, entendendo que ninguém é igual a ninguém, e que devemos respeitar a todos.

Vários filhotes, cada um de um jeito

Na história “Menina Bonita do Laço de Fita” um casal de coelhos teve vários filhotes, cada um de uma cor. Após as crianças viajarem no mundo da imaginação literária, fizeram pintura sensorial, expressando sentimentos e emoções por meio de cores. Ao pintar com as mãos e a esponja, as crianças descobrem novas sensações e desenvolvem a coordenação motora.

Texturas também podem ser diferentes

Ainda seguindo a trilha da história, as crianças recriaram os pelos macios do personagem coelho ao colar algodão.  Essa atividade aprimora o movimento de pinça e, como todas as demais, contribui para ampliar o repertorio linguístico.

E para consolidar tantos aprendizados, a jabuticabeira!

Finalizando um projeto rico em conteúdo e forma, as crianças recriaram a jabuticabeira citada na história “A Menina Bonita do Laço de Fita. Nesta atividade, as crianças enrolaram pedaços de papel crepom, estimulando a coordenação motora ampla, para fazer a jabuticaba, e em seguida, colar na árvore. Além de se divertir muito, as crianças se apropriaram de novos conhecimentos, que enriqueceram seu universo lúdico e fantasioso, tão importante ao seu desenvolvimento.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.