08
- outubro
2021
O brincar e suas possibilidades

Educadora Ágatha Raquel Evangelista Cavalcanti
Berçário MS

Heurístico vem da palavra grega “eureca”, que significa descoberta e investigação. O brincar heurístico é mais do que um simples brincar, é brincar com os objetos, é descobrir os objetos, estruturar esses objetos, criar seu pensamento na relação com as coisas e com os outros.

Para os bebês do B1, o “Brincar Heurístico” foi apresentado em forma de “Cesto dos Tesouros”, com objetos de diferentes tamanhos, texturas, pesos, cores, sons, sabores e cheiros.

Segundo especialistas, nessa etapa de seu desenvolvimento, o cérebro dos bebês está crescendo mais rapidamente que em qualquer outro período de suas vidas, e se desenvolvem ao responder a estímulos e informações que lhes chegam pelos sentidos do tato, olfato, paladar, audição, visão e movimento corporal.

Como nossos bebês se comportaram?

“Ao se deparar com um cesto cheio de surpresas, Ian demonstrou muita autonomia sendo o primeiro a ir explorar, enquanto os outros ainda observavam se era seguro. Théo Duarte saiu ao encontro do cesto, mas parou no caminho. Ainda inseguro foi passado por Antonella, que foi atraída por uma colher de pau azul.

Aos poucos Théo foi se aproximando, até que criou coragem e fez careta ao tocar algumas penas. A pequena Clara explorou tudo o que estava ao seu alcance. Quando Théo Duarte já estava familiarizado, disputou um pincel de silicone com ele. Théo Araújo demorou um pouco para se sentir seguro com tanta novidade, mas não resistiu a um massageador de madeira, ressignificando seu uso, fazendo-o de carrinho. Aos poucos todos estavam brincando, a partir de vivências, confrontos e construções de experiências, construindo a aprendizagem.

Para a turminha do B2, o Brincar Heurístico foi apresentado de outra maneira, com um ambiente preparado com disposição dos objetos em tapetes, misturando objetos do cotidiano deles que muitas vezes eles não têm acesso, com outros da natureza e materiais não estruturados.

Ao contrário do B1, ao se deparar com o ambiente preparado para eles, a turma do B2 foi ao encontro dos objetos, deixando a imaginação fluir. A esponja disponível foi feita de celular, como também foi usada para simular a louça sendo lavada. Teve potinhos sendo empilhados, bandeja e pegador de massa que virou instrumento musical, rolinho de papel higiênico sendo usado como binóculo e tantas outras possibilidades.

É inegável o quanto os bebês investiram, criaram possibilidades, hipóteses e agiram”, comenta a berçarista Ágatha, que acompanha de perto os pequenos do Berçário MS.


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