09
- fevereiro
2022
O currículo bilíngue e a formação do aluno

Desde 2021, a partir dos passos iniciais, na primeira infância, e agora até o 2nd grade (2º ano/ EFAI), os estudantes fazem parte da formação bilíngue em um ambiente de convivência multicultural com a formação simultânea em dois idiomas, o português e o inglês. E assim será, progressivamente, até o High School (Ensino Médio), até que toda a escola seja bilíngue.

No Colégio Morumbi Sul, desde cedo, as crianças têm a oportunidade de vivenciar todas as propostas por meio do ensino contextualizado e baseado em projetos. Todos os dias elas aprendem o inglês por meio da vivência prática e cotidiana, de forma lúdica e natural. Este aprendizado é respaldado pela Bilingual Education – BE, único currículo bilíngue no Brasil a oferecer material didático da National Geographic Learning.

A aquisição de um novo idioma acontece de forma semelhante à do primeiro: inicialmente a criança ouve e compreende (aquisição de vocabulário passivo) e depois passa a falar (vocabulário ativo) primeiramente palavras aleatórias, para então desenvolver-se verbalmente.  De acordo com a neurociência, nessa fase a criança produz uma quantidade maior de sinapses no cérebro, o que favorece a aquisição de um segundo idioma no mesmo nível de fluência da língua materna.

O currículo ministrado na Língua Inglesa engloba as disciplinas de Science e Language e Math, com metodologias de Problem Based Learning, Innovation Lab and Arts, que envolvem a prática diária dos estudantes com a aprendizagem. Os outros momentos, ministrados na língua materna, incluem, a depender da idade, de contação de histórias até a pré-alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Música. Para os 1ºs e 2ºs anos os componentes curriculares são desenvolvidos em português com livros da Editora Moderna e, em inglês, pela BE – Bilingual Education.


Deixe um comentário