25
- março
2021
O K da mola

A turma da 1ª série do Ensino Médio participou de novo desafio no itinerário formativo do Núcleo de Ciências da Natureza. Confira!

Entender a Física presente em situações e equipamentos do nosso cotidiano, assim como a tecnologia empregada é também objetivo dos estudos nesta etapa de aprendizagem. E assim, para que os estudantes compreendessem como obter a constante kde uma mola ( Força elástica), um experimento virtual foi proposto a eles. Nesse experimento, variáveis como o diâmetro do fio da mola e a aceleração da gravidade local poderiam ser alterados. Os alunos propuseram então realizar o experimento no planeta Terra e em Júpiter, para verificar a diferença da constante elástica em condições diferentes de gravidade. Mudando as massas e medindo as respectivas deformações da mola, calcularam o k da mola num caso e no outro.

O trabalho se desenvolveu de forma colaborativa, com a participação do grupo atuando de forma efetiva em todas as etapas do experimento, o que conduziu à compreensão do processo de obtenção da constante elástica, assim conciliando teoria e prática.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.