25
- março
2021
Debates contemporâneos – temas atuais

A eletiva “Debates Contemporâneos, hoje presente no currículo da primeira e terceira séries do Ensino Médio, desenvolve habilidades essenciais à dissertação, como: posicionamento, discussão, escolhas linguísticas, argumentação e repertório cultural; mas também permite que sejam trabalhados na oralidade, a postura, turnos de fala (respeito), trabalho em equipe, liderança e retórica, capacitando-os tanto para os vestibulares quanto para inserção no mercado de trabalho.

Os temas trabalhados são desenvolvidos e pesquisados durante uma semana antes da aula, permitindo o embasamento necessário para o debate e a segurança na escolha de posicionamento. Foram trabalhadas até aqui duas propostas: “Há limites para a liberdade de expressão” e “Cultura de cancelamento”, temas atuais vivenciados pela sociedade e que necessitam de reflexão e entendimento sobre o “modus operandi”.

A forma como o Novo Ensino Médio prepara vai além dos conteúdos curriculares previstos para essa etapa de ensino; ele compromete o estudante com a proposta apresentada, envolvendo-os com os temas e assuntos de uma forma que sejam atuantes no processo. A eletiva “Debates Contemporâneos” cumpre esse papel trazendo os alunos para o centro da aprendizagem a partir de temas focados no momento atual.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.