Em 2021 o Colégio Morumbi Sul introduziu as premissas com todas as diretrizes para funcionamento do Novo Ensino Médio, com as turmas das 1ªs séries. E agora, a partir do próximo ano, essa estrutura avança para a 2ª série e assim sucessivamente até a sua implantação total no Ensino Médio. No Brasil a implantação definitiva é obrigatória a partir de 2022.
Mas, o que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado do ensino médio regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.
Com essa formação, o estudante poderá escolher em quais áreas (itinerários formativos) quer focar e aplicar seus conhecimentos, fazendo uma trajetória única, com base curricular forte e completa, e aprofundamento para fazer os principais vestibulares do Brasil.
O percurso de aprendizado dialoga com as aptidões do estudante.
As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.
Itinerários fomativos
Núcleo de Estudos de Linguagens e Humanidades
Núcleo Acadêmico Comum
Núcleo de Estudos em Ciências da Natureza
Quais os benefícios do novo ensino médio?
- A implementação do novo ensino médio traz benefícios para alunos e professores. Primeiramente, e destacado como ponto principal, é que os estudantes terão mais tempo para se aprofundar em conhecimentos específicos que vão agregar e são importantes para o futuro profissional que cada um escolher.
- O Novo Ensino Médio contribui ainda com o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que são priorizadas atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito.
- Outro benefício da nova metodologia é o de proporcionar menos aulas expositivas e focar mais em projetos, oficinas, cursos e atividades práticas e significativas, como já vem sendo feito no Colégio Morumbi Sul com os projetos educacionais, Projeto de Vida, cases, olimpíadas do conhecimento e outras atividades integradas com o laboratório de inovação (Maker).