22
- novembro
2019
O Pau-brasil e uma homenagem aos músicos

Hoje os alunos da aula de Música foram surpreendidos com uma lembrança da professora Débora: 22 sementes da árvore do Pau-brasil para cada aluno, em alusão ao Dia do Músico. O motivo? Esta árvore nativa do Brasil é particularmente especial para os músicos, principalmente os que tocam instrumentos de corda com arco, como o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo, pois eles utilizam a madeira dessa árvore em seus arcos. “É com o arco feito do Pau-brasil que se produz uma sonoridade superior nos instrumentos de corda”, comenta a professora.

Ela destaca exemplos que ilustram o quanto é importante esse tipo de matéria prima para os músicos.  “Para  tocar um violino Stradivarius de mais de 300 anos, avaliado em cerca de três milhões de dólares, o consagrado violinista americano Joshua Bell só usa arco feito de Pau-brasil. O mesmo acontece com Antônio Meneses, grande violoncelista brasileiro e internacionalmente reconhecido”.

Vale destacar que todos os anos a professora Débora faz questão de compartilhar as sementes que extrai das duas árvores que tem na calçada de sua casa, fazendo a sua parte para garantir a preservação de espécie tão importante da flora brasileira.    


Deixe uma resposta