09
- setembro
2021
O Sistema Solar na escala… correta!

Educador Seiji Fujjii

1ª série do Ensino Médio
Núcleo de Investigações Físicas

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio estão ligados nos estudos das leis de Kepler e da gravitação universal. Na maioria das vezes, ao estudar o sistema solar, encontram-se imagens que reforçam um erro comum em relação a ele: a representação de sua escala, no que se refere às dimensões do Sol, dos planetas e outros corpos celestes e as distâncias entre eles.

A partir de uma atividade sugerida pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e pela AEB (Agência Espacial Brasileira), os estudantes realizaram uma oficina nas aulas do Núcleo de Investigação de Física para representar as dimensões desses corpos e suas distâncias nas proporções corretas, construindo modelos físicos com materiais simples.

Tomando-se como referência uma bola de Pilates (80cm) como sendo o Sol, os planetas foram moldados pelos alunos com jornal e pedaços de papel alumínio, na escala devida, obedecendo as proporções corretas. Desta forma, planetas como a Terra e Vênus teriam aproximadamente 7mm de diâmetro (mais de 100 vezes menor do que o diâmetro do Sol), Mercúrio, 3mm e Marte, 4mm. O maior planeta de nosso sistema, Júpiter, 8cm, ou seja, 10 vezes menor do que o diâmetro do Sol. Assim, conseguiram demonstrar, de forma muito concreta, os erros de representações.

Considerando-se as distâncias entre os planetas e obedecendo a escala definida, utilizou-se para comparação, o Google Earth, e sua ferramenta de medições. Assim, tomando-se o Morumbi Sul como o Sol, os quatro primeiros planetas do nosso sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) estariam localizados entre o Colégio e o cruzamento com a Av. Carlos Caldeira, Júpiter estaria nas proximidades do Sacolão PegPese, Saturno, na entrada dos fundos da Viação Campo Belo, nesta mesma avenida, Urano, nas cercanias da UBS da Vila das Belezas, Netuno, um pouco além do Carrefour da Giovanni Gronchi, e Plutão, no Rio Pinheiros. 

Essa é uma atividade que pode ser utilizada em vários níveis de ensino, com diferentes graus de exigência. Ao passar por essa oficina, os alunos podem, agora, transmitir seus conhecimentos para turmas de outros anos sobre o assunto, como por exemplo em mostras culturais realizadas no Colégio.


Deixe um comentário