27
- março
2024
Parabólica, termômetro e potência solar

Ensino Médio
Educador Seijji Fuji

O Sol está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de distância da Terra e por meio de suas reações termonucleares libera enormes quantidades de energia que chegam até a superfície terrestre, essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Para analisar um pouco mais de perto esse processo, os alunos do Núcleo de Investigações Físicas do 1º e 2º EM foram instigados a determinar a intensidade da potência solar que chega às quadras do pavimento superior em dias de céu aberto. 

Os estudantes utilizaram uma antena parabólica reciclada revestida de papel alumínio, que serviu para convergir os raios luminosos sobre uma determinada área de um termômetro, assim puderam calcular a quantidade de energia transferida a este instrumento, registrando o tempo necessário para que houvesse uma certa variação de temperatura. 

1400W, que corresponde à potência de 14 lâmpadas de 100W, é um valor médio de potência irradiada pelo Sol sobre uma área de 1m2 na superfície terrestre. Neste experimento, por meio dos cálculos, os estudantes chegaram a valores próximos a essa média, podendo vivenciar de forma prática uma forma de determinação desse índice de radiação em nosso planeta.


Deixe um comentário