Seria possível determinar o comprimento mínimo de uma pista de decolagem para aviões com o que aprendemos até agora nas nossas aulas de Física? Esta pergunta foi feita aos alunos da 1ª série do Ensino Médio e deu início a uma discussão das variáveis necessárias para se chegar a essa determinação.
Qual seria a velocidade necessária para decolagem?
Qual a aceleração média dos aviões ao percorrer a pista? Quantas vezes maior seria a aceleração de um jato num porta-aviões em relação a um avião comercial numa pista de aeroporto?
Quais seriam as dimensões dessa pista num porta-aviões e num aeroporto?
Após consulta a sites especializados, o professor e os estudantes definiram os dados necessários para responder às perguntas levantadas, utilizando inicialmente características de porta-aviões, como o Nimitz, jatos, como os F-5 e dos Gripen, da Força Aérea Brasileira, além de aviões comerciais como o A380, um dos maiores já fabricados e hoje já quase em desuso. Cálculos das acelerações e dos comprimentos mínimos de pista foram realizados, dando condições de comparar os resultados com os dados das aeronaves e dos porta-aviões.
Para fechar a atividade, foi proposto aos alunos, nessa mesma linha, determinar a aceleração do Airbus A-320, muito utilizado em nossa aviação comercial, a partir da análise das características técnicas apresentadas pelo fabricante dessa aeronave.