30
- junho
2021
Por dentro do motor – a termodinâmica do motor à combustão interna

Os motores à combustão interna datam do século XIX, e desde aquela época passaram por grandes evoluções. Hoje, equipam milhões de veículos, movimentando uma poderosa indústria automobilística global.

Embora se divulgue o fim desse tipo de motor, diante da preocupação com a emissão de gases do efeito estufa – somente na capital paulista, estima-se que mais de 70% dessa emissão têm origem nos carros – prevê-se que eles continuarão sua existência nos chamados modelos híbridos, mesmo com a chegada dos veículos 100% elétricos ou naqueles equipados com células de hidrogênio.

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio estudaram o funcionamento do motor de combustão interna de quatro tempos, seu ciclo e as transformações gasosas ocorridas em cada um desses tempos, através de simuladores e de vídeos. 

Seguindo a linha Ciência, Tecnologia e Sociedade, a ideia foi desenvolver com os alunos a relação entre a termomecânica e a evolução desses motores, além de avaliar o impacto dessa tecnologia no cotidiano.  Os estudantes também viram que o Código de Trânsito Brasileiro requer conhecimentos de Mecânica Básica, envolvendo aí o funcionamento do motor dos veículos, para obtenção da CNH.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.