15
- setembro
2021
Química na cozinha

A famosa frase “Na Terra nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” é do pai da Química, o francês Lavoisier. Ela tem sentido na sua lei de conservação da massa que diz: “a massa de reagentes será igual à massa de produtos” (em um sistema fechado).

Proust, um “conterrâneo” de Lavoisier, postulou a lei das proporções de massas, referindo que é sempre fixa a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação.

Seguindo a onda de “guloseimas pedagógicas”, para comprovar a teoria, o educador Gilson não foi ao laboratório com seus alunos da 1ª série do Ensino Médio, mas à cozinha experimental, onde trabalhou as leis de proporções em uma receita de bolo de chocolate.

Assim, se a receita pede dois ovos e meio quilo de farinha e rende 10 porções, segundo Proust e Lavoisier, para 20 porções será necessário dobrar a quantidade de ingredientes (reagentes), ou seja, quatro ovos e um quilo de farinha.

É claro que essa “aula” de química na cozinha foi totalmente aprovada pelos estudantes, que se deliciaram ao final da atividade. Acontece que agora eles ficaram ansiosos para testar a teoria da física Marie Curie, que em seus preparos sempre usava uma vasilha com água a fim de manter a temperatura constante. Esta técnica ficou conhecida com banho-maria e agora eles querem testá-la preparando um pudim de leite condensado!


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.