Retorno Seguro

Estamos prontos para atender vocês!

Temos acompanhado com bastante atenção as orientações do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Paulo a respeito do momento de retorno às atividades escolares presenciais. E, assim como as famílias, entendemos que tudo deve acontecer num contexto de segurança, no qual se priorize a saúde e o bem-estar de todos.

Antes de tudo, segurança.

Como já informado, o Colégio Morumbi Sul adotou uma série de protocolos de funcionamento a fim de garantir o bem-estar de toda a comunidade escolar, seja nos ambientes da escola como nos veículos utilizados para transporte dos estudantes. O documento tem como base um alinhamento rigoroso ao protocolo de saúde definido pelas autoridades públicas e reúne um conjunto de providências inspiradas nas melhores práticas internacionais, sob supervisão da Clínica Santa Isabella e Grupo Tria.

Como parte dos protocolos estão as medidas para a retomada das práticas esportivas, considerando as especificidades de cada modalidade; as novas rotinas pedagógicas adotadas e normas rigorosas de higiene e limpeza, detalhando as etapas a serem cumpridas por nossa equipe de colaboradores. Também será possível conhecer as novas condutas adotadas na cozinha e Restaurante MS, que vão desde a higienização pré-serviço ao descarte e limpeza dos espaços.

Protocolos

Procedimentos da Escola

Procedimentos de limpeza e sanitização com uso de equipamentos de proteção (salas de aula, banheiros, corrimãos, ventiladores e áreas de uso comum).

Tapete químico para desinfecção das solas de sapatos.

Aferição da temperatura de todos na chegada à escola.

Realização periódica de treinamentos e orientação da equipe sobre os protocolos de segurança.

Readequação dos espaços e das áreas comuns visando o distanciamento seguro. Número reduzido de alunos por sala,  conforme orientações oficiais.

Comunicação visual de todos os ambientes com orientações sobre prevenção ao coronavírus.

Reorganização do fluxo de chegada e saída dos alunos, bem como readequação dos horários, incluindo intervalos.

Uso permanente de máscaras de proteção e, em alguns casos, também protetores faciais.

Interdição de lavatórios e banheiros a cada duas horas para higiene e desinfecção.

Cuidados da família

O estudante, a partir de três anos, deverá comparecer à escola utilizando máscara de proteção e outras para substituição a cada duas horas.

O estudante deverá utilizar os totens de álcool em gel para higienização periódica das mãos.

A higiene deverá ser feita também com a lavagem sistemática das mãos.

O estudante  deverá respeitar as indicações de distanciamento, conforme comunicação de orientação distribuída pela Escola.

O estudante deverá respeitar os horários de chegada e saída da escola e embarque e desembarque no transporte escolar, para organização do fluxo de forma a evitar aglomerações.

O estudante deverá trazer de casa a garrafinha ou squeeze com água, pois os bebedouros estarão desligados a fim de evitar contaminação. Se necessário,  recorrer à cantina.

Os estudantes que pertencerem a grupos de risco para Covid-19 não devem ser enviados à escola.

Havendo a suspeita ou constatação de um caso de Covid-19 em algum membro da família que reside ou tem contato com o estudante, o mesmo não deverá ser enviado para a escola.

Os uniformes dos estudantes deverão ser trocados diariamente, bem como higienizados os calçados a fim de evitar contaminação.

GUIA DE RETORNO - Protocolos de Segurança

Procedimentos adotados no Morumbi Sul - Escola Segura

Estamos prontos para atender você!

Posto Ambulatorial

Nossa enfermeira estará de plantão para garantir o atendimento inicial aos alunos que apresentarem sintomas.

Eles permanecerão em um espaço monitorado e reservado para que seus pais possam vir buscá-los.

Alimentação

Comer bem, ficar saudável e se manter seguro.

  • Alteração no fluxo de preparação dos pratos, visando a segurança e higiene
  • Uso obrigatório de máscaras até a hora da alimentação. Assim que termina a refeição, a máscara deverá ser recolocada
  • Indicação de lavatório e dispensers de álcool para higiene das mãos à chegada
  • Uso de luvas descartáveis para se servir
  • Temperos  de uso individual, com sachês
  • Haverá distanciamento entre as mesas e espaços entre as cadeiras
  • As colaboradoras da cantina e restaurante usarão EPIs
  • Nos refeitórios, acesso restrito com número de capacidade máxima de pessoas no ambiente de acordo com distanciamento
  • Na cozinha e lactário do Berçário os protocolos incluem o uso de luvas nitrílicas pelos colaboradores
  • No caso da Educação Infantil, o lanche será feito sempre em sala de aula.

Fluxo de movimentação

Ao chegar ou sair do Colégio Morumbi Sul nossos estudantes o farão por meio de acessos diferentes, a fim de evitar aglomerações:

EDUCAÇÃO INFANTIL
– Portão da Ed. Infantil, pela Via Interna
– Portão da Rampa (Via Transporte MS)

EFAI até EM
– Portão do Pátio, pela Via Interna
– Portão da Rampa (Via Transporte MS)

Transporte Escolar

Diferencial Morumbi Sul

O serviço de transporte também adotará os protocolos de segurança recomendados, com aferição de temperatura no embarque dos estudantes e utilização obrigatória de álcool em gel e máscaras.

Vale destacar que todos os veículos serão higienizados a cada intervalo, com os devidos protocolos de sanitização.

Para quem quer ficar em casa.

Estamos atentos às necessidades de cada família. Ninguém, que não se sinta seguro, será obrigado a frequentar as atividades presenciais este ano.

  • Além da transmissão on-line das aulas, continuaremos com a proposta de atividades a distância, via Google ClassRoom, plataformas digitais, bem como as lives para revisão e dúvidas às quais os alunos já se habituaram.
  • Durante todo o período de regime especial, será uma escolha da família enviar ou não seus filhos para a Escola. Cada família deverá avaliar, melhor do que ninguém, as condições de retorno.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Assista as Lives MS

1. Quando a escola imagina que possa voltar as aulas presenciais?

O Colégio Morumbi Sul se norteia pelas orientações dos órgãos de educação e saúde. Existe um plano do Governo Estadual para a retomada gradativa das aulas presenciais, seguindo protocolos de segurança.
O plano São Paulo prevê o retorno das aulas presenciais a partir de 2021, com 35% dos estudantes; 70% numa etapa seguinte (sem data definida) e 100% numa terceira etapa (sem data definida).

2. Como o Morumbi Sul se preparou para a volta às aulas?

O CMS implementou todas as medidas de segurança e protocolos recomendados para uma volta segura às aulas. Estas medidas incluem procedimentos de higiene e sanitização, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes, obrigatoriedade do uso de máscaras, orientação e treinamento, sanitização da escola, uso de recursos de prevenção à transmissão do vírus,  readequação dos espaços visando o distanciamento social, monitoramento e rastreamento de casos na comunidade MS, entre outros recursos conforme disposto na página morumbisul.com.br/retorno-seguro.

3. Como será a distribuição dos alunos em sala?

O CMS respeitará o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, o que variará o número de estudantes, dependendo do tamanho da sala.


 Lembrando que, de acordo com os protocolos do Governo, na Educação Infantil não é necessário fazer o distanciamento das carteiras.

4. E se eu não quiser mandar meu filho para a escola?

Se mesmo com todos os cuidados adotados pela escola os pais não se sentirem confiantes para enviar seus filhos, não haverá problemas, pois o Colégio Morumbi Sul continuará ofertando as aulas on-line.

5. Como será o intervalo de aulas?

Os estudantes farão seu intervalo em horários alternados. 

6. Haverá alguém responsável por sinalizar a necessidade de troca das máscaras?

 Os educadores farão essa sinalização com apoio das auxiliares de classe.

7. No caso dos alunos menores, haverá mais auxiliares para acompanhá-los ao banheiro e cuidar para que se higienizem?

Manteremos as auxiliares existentes e caso haja necessidade, faremos novas contratações.

8. Caso um estudante seja diagnosticado com Covid-19, como a escola vai se comportar em relação aos demais alunos da turma?

A escola conta com a contribuição das famílias para manter a segurança dos estudantes. Havendo sintomas ou diagnóstico comprovado, a escola deverá ser imediatamente informada e os estudantes ficarão afastados em quarentena por 15 dias, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

9. Meu filho almoça na escola, como serão servidas as refeições no restaurante?

 Seguindo as regras de distanciamento e os protocolos de segurança estabelecidos sobre as refeições.

10. Como serão servidas as refeições no refeitório do Integral?

Seguindo as regras de distanciamento e alternando os horários das crianças para que não haja aglomeração. Caso tenha um número maior de crianças, as refeições serão realizadas em sala de aula.

11. Pais que trabalham em serviços essenciais terão a prerrogativa de deixar seus filhos todos os dias na escola?

Sim, esses pais terão prioridade.

12. Como será feita a seleção dos alunos que voltam primeiro, de acordo com o escalonamento proposto pelo Plano São Paulo?

O CMS já está, na rematrícula, verificando as preferências das famílias quanto aos formatos de ensino oferecidos (on-line, presencial ou híbrido). Desta forma, considerando também os espaços amplos da escola, o distanciamento será respeitado com tranquilidade.

 

13. Como será feito com o Berçário?

O Berçário seguirá as mesmas regras de retorno, considerando o desejo e as necessidades das famílias, com os cuidados e as peculiaridades de sanitização e higiene de acordo com os protocolos específicos para berçário.

15. Como a escola pretende fiscalizar o comportamento dos estudantes, evitando aglomerações e contatos físicos?

Por meio dos educadores, coordenações, fiscais de corredores e os próprios estudantes ajudando no processo de fiscalização.

16. Como o professor conseguirá conciliar os alunos que estarão em aula presencial com os alunos on-line?

Recursos tecnológicos foram comprados para que o educador possa ter este controle.

17. No caso do EFAF e Médio, continuará havendo troca de salas?

Não, as salas serão separadas por turma e não haverá rotatividade.

Fale Conosco

A agenda digital continua sendo nosso canal oficial de comunicação. Acompanhe também as redes sociais oficiais da Escola ou mande sua dúvida aqui

    #TudoVaiPassar