24
- agosto
2018
Semana do Folclore é comemorada no MS

Para representar o folclore, os alunos do Infantil ao 1º ano do Fund I, realizaram produções que representam os personagens conhecidos da cultura brasileira, se divertiram com brincadeiras de roda, cozinharam alimentos da tradicional cozinha regional, como o bolo de fubá e cantaram, espalhando essa alegria carregada de significados pela escola.

Tudo isso faz parte de uma ampla programação de atividades relacionadas à comemoração e resgate das tradições folclóricas na semana em que se comemora o Dia do Folclore (22/08).

O folclore brasileiro é muito rico e reúne uma diversidade cultural que abrange lendas, músicas, danças, brincadeiras e muitas outras formas de expressão que variam de acordo com a região do país. As principais lendas do folclore brasileiro mais conhecidas são: Saci-Pererê, Iara, Bumba meu boi, Lobisomem, Mula sem Cabeça e Boto. Com tantos personagens, a imaginação das crianças é instigada e elas fazem belas produções sob a orientação de suas professoras.

As principais lendas do folclore brasileiro

As mais conhecidas são Saci-Pererê, Iara, Bumba meu boi, Lobisomem, Mula sem cabeça e Boto. Muitas dessas lendas são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma “sereia da Amazônia”, que remete às sereias da mitologia grega, narradas por Homero, na Odisseia. No Brasil, em 1951, foi realizado o I Congresso Brasileiro de Folclore, que elaborou a Carta do Folclore Brasileiro, documento que definiu folclore como o conjunto de maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação. Diferentes regiões, diferentes grupos sociais e étnicos possuem tradições folclóricas diversas, e o estudo dessas tradições diz muito sobre como vive e pensa o povo, sobre sua história e a do país e suas regiões. Assim, o folclore significa o conjunto de todas as tradições, costumes, lendas e crenças populares de uma região.

Confira nos links abaixo mais fotos:

Semana do folclore

Continuação

 

 


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.