06
- maio
2021
Será que dá certo?

Avançando um pouco mais nos estudos de Óptica Geométrica, os alunos do 9º ano foram provocados a responder uma questão: “será que é possível descobrir o diâmetro de um ventilador usando uma moeda?”. Para isso, partiu-se do uso de um objeto circular, simulando a moeda, e um aluno foi se afastando e aproximando o objeto circular de seu olho até que o diâmetro desse objeto encobrisse totalmente o do ventilador. 

Os alunos realizaram algumas medidas nessa situação, como o diâmetro do objeto circular, das distâncias do olho do observador até o objeto e do observador até o ventilador. Em seguida, o professor propôs a esquematização do procedimento, chegando-se a à semelhança de triângulos. Foram realizados os cálculos com os dados levantados pelos alunos para se conseguir a medida do diâmetro do ventilador. Para finalizar, o professor fez a medida efetiva do diâmetro do ventilador, chegando a um valor muito próximo do calculado.



Deixe um comentário