Você sabia que o vinagre possui um teor de ácido acético? E qual seria esse teor?
Para comprovar se o vinagre que é consumido pelos brasileiros segue a legislação corretamente, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram até o laboratório, sob a supervisão do educador Gilson Nery, para realizar os testes de “Titulação”, para verificação da concentração de um ácido pela neutralização de uma base.
A técnica consiste em misturar um indicador ácido – base, que muda de cor ao neutralizar toda a ação do ácido. No caso utilizamos a Fenolftaleína, que assume um aspecto avermelhado, após reação.
Após realização dos cálculos com os volumes e concentrações utilizados, chegou-se ao valor de 2,94%, bem próximo da média utilizada pelos fabricantes, que é de 3% de ácido acético, para alegria do professor e dos alunos.