07
- março
2023
Vamos nos conhecer melhor?

Aulas LIV – Educadora Sheila Saraiva


Com a inclusão das aulas do LIV no Colégio Morumbi Sul, os estudantes começam a trabalhar os temas relacionados ao autoconhecimento, às emoções e aos sentimentos que fazem parte de cada pessoa, em qualquer faixa etária. Para isso, uma programação detalhada foi elaborada e as educadoras a desenvolvem, nos diversos segmentos.

1ºs anos

 LIV e o mascote Tomás

Com os primeiros anos a abordagem para o trabalho com as emoções e os sentimentos ganha contornos de ludicidade e fantasia. Para isso, o mascote Tomás entra em cena e interage com os alunos em uma história que a professora conta. Neste momento, ele estava muito animado porque iria viajar com seu primo e melhor amigo, Geraldo.

Para a dinâmica da aula, a educadora usou a sugestão proposta e convidou um colaborador da escola para visitar a turma e ser entrevistado pelos alunos.  A ideia era saber como ele fica quando está animado demonstrando em uma pose. Em seguida, os alunos deveriam desenhar sua expressão no livro.

O convidado foi o inspetor Hugo, que entrou na “brincadeira” e participou da atividade e da coreografia de dança com as crianças, que se divertiram a valer fazendo poses que expressassem seus momentos de animação.

5º ano

A educadora convidou os estudantes a se sentarem em círculo enquanto tocava uma música escolhida por eles. Em seguida, um aluno sorteado caminhava do lado de fora da roda com uma bola, que era colocada atrás de um colega quando a música parava. O amigo escolhido deveria falar seu nome e todos da roda poderiam fazer perguntas para ele.

6º ano

Em uma atividade proposta pela educadora Sheila durante as aulas do Laboratório Inteligência de Vida, os estudantes usaram o jogo “pega tarefa”, parte integrante do material LIV para uso em sala e também em casa, com os familiares.

O jogo é composto por cartas com tarefas pensadas para estimular momentos de diversão e entretenimento em família e com amigos.  Possibilita que os participantes se conheçam melhor e possam vivenciar um momento lúdico, criando novas memórias afetivas.

7º ano

Com os estudantes do 7º ano o jogo usado foi o “Concordo/discordo”, um tipo de “’provocação” bastante saudável que promoveu a reflexão e a discussão sobre as opiniões de cada um em relação aos temas que surgiam nas cartas. Além de se divertir, todos puderam se conhecer melhor.


Deixe um comentário