05
- maio
2021
Vencendo atritos

Como sempre faz, o educador Seiji apresentou algumas questões para estudo, reflexão e experimento dos estudantes. Neste caso a aula da 1ª série abordou a força de atrito, sua ação, formas de cálculo e influência das superfícies em contato, para citar algumas questões.

As respostas a essas perguntas foram surgindo na discussão com os alunos e na orientação do professor, para que, em seguida, realizassem o experimento, que utilizou dinamômetros e balança para medida das forças envolvidas, em corpos de diferentes massas e em diferentes superfícies. A partir dessas medidas, verificou-se a força necessária para vencer a força de atrito dos corpos em repouso e em movimento, calculando-se também os coeficientes de atrito estático e cinético.

Assim, foi proposta a resolução de questões envolvendo a força de atrito, utilizando-se a lei fundamental da Dinâmica (Fr = m.a) e várias expressões da Cinemática, o que permitiu aos estudantes um melhor entendimento do fenômeno de forma concreta e, também, mais conhecimento para resolução dos problemas apresentados.


Deixe um comentário