09
- abril
2021
Visible thinking routine: I used to think… Now I think.

Question: What has changed since your first thought?

Ao usar a técnica “Visible thinking routine: I used to think… Now I think” com as crianças do Kindergarten 3 (K3), a teacher Alice procurou trabalhar aspectos do pensamento que são úteis na consolidação de novas aprendizagens à medida em que os alunos identificam seus novos entendimentos, opiniões e crenças.

Durante a aula os alunos trabalharam com alguns objetos e fizeram comparações, descrevendo suas características, como tamanho, quantidade, cor, textura e peso. Ao escolher o peso como foco do estudo, a turma utilizou uma balança feita em casa, com a ajuda dos pais, utilizando um cabide, dois copos e dois pregadores de roupa. E os estudantes formularam hipóteses sobre o peso dos objetos antes de colocar na balança.

Após o experimento, chegaram às suas próprias conclusões através da pergunta: “What has changed since your first thought?”. Assim, repensaram o raciocínio inicial, tendo a oportunidade de criar novos entendimentos a respeito do peso dos objetos.

Educadora Alice


Deixe um comentário