Educador Seiji Fujji
Ensino Médio
Ao ligarmos um espremedor de frutas na tomada, ele estará pronto para ser utilizado na produção de polpas e sucos variados, o que envolve um processo de transformação da energia elétrica em energia mecânica. Aí vem uma pergunta: se energia elétrica pode ser transformada em mecânica, ao girarmos o extrator cônico do espremedor, é possível produzir energia elétrica nos pinos do plugue do aparelho?
Se a resposta é sim, qual a tensão, quantos volts? Quais os efeitos da corrente elétrica ao percorrer partes do corpo humano? Qual a resistência elétrica que a corrente enfrentaria ao passar por partes desse corpo? Seria possível calcular a intensidade dessa corrente? Quais reações fisiológicas esse choque causaria?
Para responder a essas e outras perguntas, os alunos do Ensino Médio realizaram experimentos com o espremedor de frutas, medindo as tensões nos pinos do plugue geradas pela movimentação do extrator. Em seguida, pesquisaram a respeito dos valores de resistência elétrica típicos para regiões do corpo.
Um circuito fechado formado por um grupo de alunos de mãos dadas receberia quantos amperes de corrente do espremedor? Cálculos realizados e revisados, os valores obtidos chegaram a correntes próximas às utilizadas em aparelhos de fisioterapia.
Chegou a hora então do experimento: alunos de mãos dadas em um círculo, sob supervisão do Prof. Seiji, de Física, seguraram os pinos do plugue do espremedor e sentiram a passagem da corrente elétrica. Gira-se o espremedor e … gritos, aplausos, risos, dá-lhe choque… uma oportunidade de vivenciar de forma concreta e muito concreta o fenômeno físico investigado.