De que tudo é feito? Quais são os componentes da matéria? Quais são as forças de interação na natureza e quais as partículas responsáveis por essas interações?
Estas e outras perguntas nortearam os estudos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio em relação ao Modelo Padrão da Física de Partículas, uma teoria que descreve as forças fundamentais (forte, fraca) e eletromagnética, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria.
Do universo restrito aos elétrons, prótons e nêutrons, como visto pelos estudantes no Ensino Fundamental, ao Ensino Médio, eles passaram a conhecer um novo rol de partículas com funções e classificações diversas.
Devido à complexidade das informações, como estratégia de ensino, utilizou-se uma analogia criada por divulgadores científicos da área, associando o universo a uma “selva de partículas”, habitada por diversos animais. Cada animal e seus hábitos foram relacionados aos comportamentos das partículas, facilitando assim a compreensão sobre o tema e suas especificidades. Descreveu-se ainda a relação do estudo de partículas com a construção e utilização de equipamentos como o LHC (Large Hadron Collider) do CERN e do Sirius, acelerador de partículas brasileiro.
Trazer esse tema de estudo para discussão em sala se justifica pela relevância na busca de informações sobre modelos científicos e a compreensão da estrutura do Modelo Padrão atual ou pela tentativa de explicação sobre a “origem das coisas” e suas interações.
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