Teacher Erica Pereira
International Program – 4th/5th Grades
Nas aulas de Science (Ciências) do 4th/5th grades, os estudantes descobriram que alguns sólidos podem se misturar com líquidos, dependendo, exclusivamente, das propriedades desses elementos.
Para experimentar essa mistura ou segregação entre sólidos e líquidos, foram utilizados água, sólidos areia, açúcar e sal. Afinal, “Can they mix? Why or why not?” (Eles podem se misturar? Por quê?).
Os estudantes perceberam que, em algumas situações, não há interação entre as moléculas de água e as moléculas das substâncias sólidas, como com a areia, que vai para o fundo do pote.
Nos experimentos foi possível testar também a junção entre os líquidos água, óleo e sabão. Embora a água se misture com o sabão, o mesmo não acontece com o óleo, devido ao fenômeno da polaridade, em que o óleo é apolar e a água polar, impossibilitando a mistura entre os dois.
Após o experimento, os estudantes compartilharam com os colegas suas anotações acerca dos objetivos, materiais, hipóteses, procedimento e conclusão.
Ana Júlia, 9 anos. “I knew oil can’t mix with water, but I thought sand could mix, but it didn’t”. (Eu sabia que óleo não pode se misturar com água, mas pensei que areia poderia se misturar, mas não se misturou.)
Vinicius Moritz, 10 anos. “In our procedure, we mixed solids and liquids and observed the changes”. (Em nosso procedimento, nós misturamos os sólidos e líquidos e observamos as mudanças.)