22
- setembro
2021
Gravidade da Terra, Lua e Júpiter com um pêndulo?

Educador Seiji Fujji
Física – 1ª série do Ensino Médio
Núcleo de Investigações Físicas

De todos os fenômenos físicos que ocorrem na superfície da Terra, um dos que mais influencia o modo de vida dos seres vivos é a ação da gravidade. Para entender  esse fenômeno é importante conhecer a definição de força gravitacional:

“No universo tudo se passa como se a matéria atraísse a matéria, na razão direta de sua massa e na razão inversa ao quadrado de sua distância.”

O primeiro humano a se dar conta disso foi Isaac Newton, e por isso formulou este princípio, que ficou conhecido por lei da atração gravitacional.

Um outro estudioso, em meados do século XVI, descobriu que o movimento de um pêndulo permite determinar a aceleração gravitacional (g). Isto porque o período (T) de oscilação de um pêndulo depende apenas de duas coisas: seu comprimento (L) e de g. A relação entre essas três grandezas foi dada pela seguinte expressão:

 g = 4π²L/T²

Assim, valendo-se de um simples pêndulo, de um cronômetro e da expressão que permite o cálculo da aceleração da gravidade, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, Núcleo de Investigações Físicas, utilizando o simulador virtual Phet, determinaram a aceleração da gravidade no planeta Terra, na Lua e em Júpiter, chegando a resultados com grande precisão. Puderam ainda determinar a aceleração da gravidade, utilizando o pêndulo, num hipotético planeta X.


Deixe um comentário