27
- agosto
2021
Como o currículo bilíngue atua na formação da criança

No Colégio Morumbi Sul, desde cedo, as crianças têm a oportunidade de vivenciar todas as propostas por meio do ensino contextualizado e integrado CLIL (Content and Language Integrated Learning), ampliando seu horizonte social e cultural. Este aprendizado é respaldado pela Bilingual Education – BE, único currículo bilíngue no Brasil a oferecer material didático da National Geographic Learning.

A aquisição de um novo idioma acontece de forma semelhante à do primeiro: inicialmente a criança ouve e compreende (aquisição de vocabulário passivo) e depois passa a falar (vocabulário ativo) primeiramente palavras aleatórias, para então desenvolver-se verbalmente. O estímulo acontece, desde o início, com frases completas de forma a repertoriar a criança, utilizando a língua no contexto do dia a dia. 

De acordo com a neurociência, nessa fase a criança produz uma quantidade maior de sinapses no cérebro, o que favorece a aquisição de um segundo idioma no mesmo nível de fluência da língua materna. Privilegiamos essa fase com uma imersão dos estudantes nas situações de comunicação em língua inglesa, na maior parte do tempo, por meio de aulas e atividades inseridas em contexto de projetos, que desafiam os estudantes a pensar, interferir e atuar sobre a proposta, uma vez que a situação mescla alguns dos princípios básicos da educação, ou seja, a teoria e a prática. 

O currículo ministrado na Língua Inglesa engloba as disciplinas de Science e Language, com metodologias de Problem Based Learning, Innovation Lab and Arts, que envolvem a prática diária dos estudantes com a aprendizagem. Os outros momentos, ministrados na língua materna, incluem, a depender da idade, de contação de histórias até a pré-alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Música.

Na Educação Infantil Bilíngue, o Colégio Morumbi Sul adotou material da BE – Bilingual Education, compatível com os parâmetros internacionais da National Geographic Learning, com uso de material impresso e plataforma educacional.


Deixe um comentário