15
- junho
2021
Efeito estroboscópio, um ventilador, Ain Dubai e o MCU

Qual a ligação entre um ventilador e a Ain Dubai, atualmente a maior roda gigante do mundo?   A resposta pode ser obtida por meio do estudo do MCU, o Movimento Circular Uniforme.

Será que é possível determinar a frequência de rotação das pás de um ventilador, usando um celular? Os alunos da 1ª série do Ensino Médio determinaram as frequências de rotação de um ventilador de três velocidades, utilizando um aplicativo gratuito da Play Store: o Strobe Light. 

Com este aplicativo, o celular foi transformado num estroboscópio, com ajuste de frequência da luz emitida pela lanterna do celular. Pelo efeito estroboscópico, quando a frequência dos flashes da luz do celular se iguala à frequência de rotação das pás do ventilador, a percepção visual é de que as pás estão paradas. Assim, para cada uma das três velocidades do ventilador, determinou-se, a partir das frequências encontradas, as velocidades escalares e angulares de rotação das pás e seus períodos. 

E a Ain Dubai? Os alunos assistiram a um pequeno vídeo sobre essa roda gigante e a partir dele foram tomados os dados para os cálculos propostos. Considerando-se  210 metros de diâmetro da roda e tempo para uma rotação completa de 48 minutos, chegou-se à conclusão de que sua velocidade não chegava a 23cm/s, algo em torno de 0,125 grau por segundo.

E assim, com o uso de ventiladores, aplicativos, vídeos de rodas gigantes e simuladores, realizamos o estudo do MCU com nossos estudantes.



Deixe um comentário