15
- junho
2021
Possibilidades, placas e Matemática

De 1971 a 1990, as placas de carros em nosso país possuíam o padrão LLNNNN, onde o caracter “L” refere-se à letra, e o caracter “N” refere-se ao numeral, assim a placa possuía duas letras e quatro algarismos. A partir de 1990, o padrão foi modificado para LLLNNNN (três letras e quatro algarismos) que perdura até hoje, e gradualmente vai sendo substituído pelo padrão Mercosul: LLLNLNN (quatro letras e 3 algarismos).

No estudo de possibilidades na Matemática, os alunos retomaram o princípio da árvore de possibilidades e do princípio multiplicativo, sendo desafiados a calcular a quantidade de diferentes placas possíveis em cada configuração de placa apresentada. 

Das 6 milhões e 700 mil diferentes placas possíveis da primeira configuração, passando pelas 175 milhões e 760 mil, da segunda, os alunos dos 8ºs anos chegaram ao número de 456 milhões e 976 mil diferentes placas possíveis no padrão Mercosul, entendendo aí a necessidade dessas reconfigurações diante do aumento do número de veículos ao longo dos anos. 

Os estudos nessa área estão avançando e os alunos vão consolidando o conceito de possibilidades, fazendo relações com a determinação do espaço amostral, importante para a determinação da probabilidade de um evento, a partir da exploração de problemas contextualizados.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.