21
- maio
2021
Plano inclinado, Dinâmica e a Univesp nas aulas de Física

Quais são as forças que atuam num corpo? Como identificá-las, como representá-las, num plano horizontal, num plano inclinado? Como calcular essas forças: tração, atrito e outras? Os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão estudando os princípios da Dinâmica, através de sua Lei Fundamental e, a partir dela, determinando forças resultantes, acelerações, velocidades, espaços percorridos e tempos em diversas situações.


Uma das estratégias para esses estudos tem sido a utilização de vídeos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na área de Física,. A Univesp é uma iniciativa das universidades públicas do Estado de São Paulo para o ensino semipresencial na graduação de diversos cursos, entre eles a Licenciatura em Física e as Engenharias. Para esse e outros estudos, trechos de aulas de Prática de Ensino de Física são cuidadosamente selecionados pelo professor Seiji, e a partir deles se desenvolve toda uma discussão com os alunos da turma sobre os fenômenos apresentados.

O experimento desta vez estava ligado ao estudo do plano inclinado e o desafio lançado aos alunos dessa vez era determinar o ângulo com que um caminhãozinho de brinquedo se equilibrava numa rampa sob ação de diversas forças.


Quer ter acesso a mais de 2500 vídeos de Física, com conteúdos destinados ao Ensino Médio e Superior, elaborados pelos físicos do IFUSP?  Mais de 400 são dedicados à experimentação em várias áreas da Física.  Aí vão os links do YouTube:

Física na Prática

https://www.youtube.com/channel/UCxPNyWlm0HQ4sHZWzY-ObOw/about

Física do Ensino Médio

https://www.youtube.com/channel/UCDgkeTxZsvLtt7oaGp8S2Ag

Física Universitária

https://www.youtube.com/channel/UCF5qm-yrOeDq1sSmE-gCh0w

Práticas para o Ensino de Física – Leis de Newton – Univesp

Os vídeos contam com a participação do professor Gil da Costa Marques (ex-diretor do Instituto de Física da USP e idealizador do projeto Física na Prática) e pelo professor Cláudio Furukawa, também do IFUSP e coordenador de todos os experimentos de Física da Univesp,


Deixe um comentário