Educador Gilson Nery
Física – 6ºs anos
Muita gente se confunde na hora de entender esse conceito, afinal, qual verbete é o correto? Óptica ou ótica? Para entender melhor não só o verbete, mas os conceitos iniciais desse ramo tão importante da Física, os alunos tiveram primeiro que tentar entender o significado da própria palavra.
Óptica e ótica derivam do grego, porém possuem significados diferentes, óptica se refere aos fenômenos relacionados à luz e à visão e ótica ao som e ao ouvido, porém, na nossa Língua Portuguesa os dois verbetes acabaram se fundindo e são aceitos como fenômenos da visão. Entretanto, ao se tratar de conceitos de física, sempre é bom utilizar o verbete óptica.
Em sala de aula, com as lanternas de seus celulares, espelhos, fumaça e lasers (sigla inglesa para light amplification by stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação), os alunos do 6ºs anos, juntamente com o educador Gilson Nery, puderam, experimentalmente, entender os três princípios da óptica que são:
. Princípio retilíneo da luz, ou seja, a luz não faz curva, ela só viaja em linha reta.
- Princípio da independência da luz, quando um raio de luz, atravessa outro raio de luz, eles não se chocam e nem mudam sua trajetória, eles simplesmente se atravessam, continuando sua viagem…
- Princípio da reversibilidade, utilizando um espelho, se você está observando uma pessoa, a pessoa também estará te observando, pois os dois estão na mesma direção do raio de luz.
Infelizmente, esses conceitos acabaram com a fantasia de alguns filmes, ou seja, não existe batalha de sabre de luz, pois os raios laser atravessariam um ao outro sem causar nenhum dano. E também em filmes de espionagem, quando se coloca um espelhinho para observar o interior de um local, cheio de inimigos. Acreditem, se você está vendo o inimigo, o inimigo também está te vendo…