22
- abril
2021
Sentindo na pele: uma escada, uma aula de Física e o equilíbrio estático 

Levar uma escada extensa e pesada de um canto a outro da sala. Qual a melhor forma de realizar essa ação se estiver sozinho? Onde segurar a escada? E com duas pessoas? Dependendo da posição onde se segura a escada, as pessoas terão de realizar maior ou menor esforço? Onde melhor posicionar os apoios?

Esta atividade prática foi vivenciada pelos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio, Itinerário Formativo Ciências da Natureza. Em aula anterior, eles haviam estudado  conceitos de Momento de uma Força ou Torque e as condições para haver o equilíbrio estático de um corpo, forças resultantes e as somas dos momentos no corpo iguais a zero. 


Os alunos sentiram na pele as dificuldades do transporte de uma escada de mais de 3m de comprimento e de 15kg de massa, individualmente e em duplas, sendo orientados pelo professor a se revezar em diversas posições para segurar a escada: mais ao centro ou nas extremidades, relatando as suas percepções.

Partindo-se para os cálculos, determinou-se a proporção do peso suportado por uma pessoa ao variar as posições, mostrando a disparidade de esforços quando os apoios não estão igualmente distanciados do centro do corpo.

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