26
- setembro
2023
Simulação ONU  – 2ª Guerra Mundial

Ensino Médio – 2ª série
HIstória – Prof. Alessandra Políche

Há cerca de dois meses os estudantes da 2ª série do Ensino Médio começaram a estudar e se aprofundar no conteúdo de história referente à 2ª Guerra Mundial e seus efeitos imediatos no mundo nos anos seguintes ao cessar fogo. A proposta era adquirir conhecimento e repertório suficientes para sua argumentação durante a “Simulação da ONU”.

Esta iniciativa, pautada no uso de metodologias ativas para estudo de um determinado tema, apresenta como benefícios principais o protagonismo do estudante no desenvolvimento de teses e argumentações, neste caso usando como referência a representação de cada país envolvido no pós-guerra. Do ponto de vista de aprendizagem, o objetivo era mostrar o  surgimento da ONU como um órgão que busca a paz mundial, a cooperação entre os povos e a segurança mundial, naquele momento histórico.

O trabalho foi realizado ao longo do bimestre e os alunos, divididos em países, iniciaram as pesquisas para organização de suas apresentações. O engajamento foi muito bom, segundo a educadora, e o resultado demonstrou o acerto da proposta.

A imprensa fez a cobertura da reunião.

A Simulação ONU não pretende replicar, necessariamente, as mesmas decisões tomadas na história oficial, pois a partir do debate é possível chegar a outras soluções. Neste caso, chegou-se às seguintes decisões, propostas e votadas em plenária:

1- Formação de um fundo Monetário de ajuda à reconstrução dos países envolvidos na guerra, em especial o Japão;

2- Os países envolvidos se comprometem a regular a produção de armamentos, em especial nucleares, sob a fiscalização da ONU;

3- Os exércitos dos países envolvidos na guerra serão reduzidos, servindo apenas para proteção e segurança nacional;

4- Os países envolvidos se comprometeram a organizar um Plano de Educação que promova a Democracia e a Paz;

5- A Alemanha deverá organizar e apresentar um plano educacional antinazista.

Países participantes:

Brasil / China / Inglaterra / França / Alemanha / Itália / Japão / Polônia / União Soviética / Estados Unidos


Deixe um comentário